A Cooperluz

Conheça a Cooperluz Geração

A COOPERLUZ no ano de 1998, em seu planejamento estratégico reafirma seu compromisso com a qualidade do serviço de distribuição de energia, o fortalecimento dos programas sociais e define como meta investimentos na geração de energia. Assim, no ano 2000 se iniciam os estudos e projetos para a construção de usinas de geração de energia elétrica. Em 2004 e 2005 a Cooperluz inaugura duas usinas hidrelétricas de geração de energia elétrica.

Com a desverticalização do setor elétrico Brasileiro, e por determinação legal as cooperativas de eletrificação rural foram regulamentadas como Permissionárias do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, e em maio de 2007 a COOPERLUZ- Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste é desmembrada e fundada a COOPERLUZ – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento, que recebeu os ativos de geração de energia (usinas) e a responsabilidade pelas ações e programas voltados para o desenvolvimento regional.

Em 2015 a Cooperluz-Geração coloca em operação a terceira usina a PCH Bela União.

A COOPERLUZ GERAÇÃO com as três usinas hidrelétricas tem capacidade instalada para geração de 7,7 MW. Estudos de projetos futuros estão em andamento e virão a somar ao desenvolvimento da região.

A preservação ambiental faz parte dos projetos de geração de energia da COOPERLUZ!

Usina CGH CARAGUATÁ

Esta Central Geradora Hidrelétrica, entrou em operação no ano de 2004, no Rio Comandai, situada no limite dos municípios de Campina das Missões e Salvador das Missões. A sua capacidade instalada é de 0,953 MW.

Usina PCH SANTO ANTÔNIO

A Pequena Central Hidrelétrica, entrou em operação no ano de 2005, no Rio Santa Rosa, situada no limite dos municípios de Santa Rosa e Três de Maio. A sua capacidade instalada é de 4,5 MW.

Usina PCH BELA UNIÃO

Essa Pequena Central Hidrelétrica, entrou em operação no ano de 2015, no Rio Santa Rosa, situada no limite dos municípios de Santa Rosa e Três de Maio. A sua capacidade instalada é de 2,25 MW.