Resource id #5Resource id #6 Cooperluz
Na falta de energia, ligue para 0800 51 74 92
Notícias
Você está em A Cooperluz > Notícias
Presidente da COOPERLUZ, Querino Volkmer participa de AGO da FECOERGS
Realizada Assembléia Geral Ordinária da Fecoergs no dia 29 de abril de 2015.

Participou na abertura da assembléia geral ordinária da federação das cooperativas de energia do Rio Grande do Sul (Fecoergs), realizada no dia 29/04, o presidente do sistema OCERGS/Sescoop, Vergílo Frederico Perius. Com a presença do presidente Perius foi debatido os pleitos justos do ramo e a importância de maior envolvimento dos órgãos de representação e defesa da doutrina cooperativista. Perius assumiu o compromisso de defender e levar as demandas das cooperativas gaúchas, à organização nacional do cooperativismo - OCB e bem como, mobilizar os parlamentares na defesa do ramo infraestrutura.

\"Os entraves existentes no órgão de regulação do setor (Aneel) e a liberação, pela Eletrobrás, dos recursos da conta de desenvolvimento energético(CDE), são prioridades zero e que devem ser atacadas\", disse Stefanello.

Na assembléia foi analisado o desempenho da federação e o das 23 cooperativas filiadas, no exercício de 2014, que realizaram a ligação de 5.839 novos estabelecimentos no meio rural.

Estiveram presentes dez cooperativas de energia e nove de  geração, com vinte e dois representantes dentre eles presidentes e assessores das áreas técnica, contábil e administrativa. Presidiu a  assembléia, Jânio Vital Stefanello, junto com o vice - presidente Querino Volkmer e o secretário Renato Martins.

O relatório da federação destaca, além da ligação de 5.839 novas propriedades rurais, o crescimento no consumo de energia na ordem de 13,23%, sendo seis vezes maior do que o consumo do sistema elétrico nacional, que foi de 2,2% comparado com 2013.

Teve especial destaque, na assembléia, o prêmio do índice da agência nacional de energia – Aneel - de satisfação do consumidor (IASC) recebido em 2014, pela cooperativa Cermissões, de Caibaté/RS, com 91,27%. Este percentual é o maior do Brasil, entre as 63 concessionárias de energia e as 67 cooperativas. A grande maioria das cooperativas teve excelente desempenho, agora, também, comprovado pelo órgão máximo de regulação do setor (Aneel).

Os investimentos das cooperativas, em 2014, foram na ordem 90 milhões de reais na melhoria dos sistemas elétricos e na construção de novas subestações, para garantir e até melhorar a disponibilidade da energia aos  associados.

Nesta assembléia foi eleito o conselho fiscal, para exercício de 2015, com a seguinte composição: conselheiros titulares  Edilson Carlos Guzzoda Creral de ErechimRS, Diomedes Rech da Cermissões de Caibaté/RS e Milton Huve da Certel de Teutônia/RS.

 

No encerramento do evento o presidente Stefanello, agradeceu o apoio e o empenho de cada cooperativa e disse: “Continuaremos, junto com os demais integrantes da diretoria da federação, trabalhando para que as cooperativas possam dar seqüência, com garantias econômicas e de segurança, no trabalho realizado a mais de 70 anos”.

 

A Fecoergs representa 23 cooperativas de geração de energia e desenvolvimento rural, com 28 usinas, atuam na área de 358 municípios, através de 63 mil quilômetros de redes, com 64.000 mil transformadores instalados, beneficiando com energia 272 mil famílias, o que equivale a uma população de mais de um milhão e trezentos mil gaúchos. 

Nenhuma imagem cadastrada.

 

Copyright © 2013 Cooperluz - Todos os direitos reservados