Saiba Mais

Cooperativas realizam 1º leilão de compra conjunta de energia elétrica

Intercooperação gerou resultado positivo beneficiando 61 mil associados com perspectiva de redução significativa das tarifas

Cooperativas realizam 1º leilão de compra conjunta de energia elétrica

Fernando Flach, diretor da Alphainfra, Anderson Sá,  gerente comercial da Cermissões, João Alderi do Prado, presidente da Creral, Querino Volkmer, presidente da Cooperluz, Celso Benedetti presidente da Certhil e João Carlos Félix, diretor da Alphainfra.


Nesta terça-feira, dia 6, as cooperativas CRERAL de Erechim, COOPERLUZ de Santa Rosa, CERMISSÕES de Caibaté e CERTHIL de Três de Maio, promoveram o primeiro (1º) leilão eletrônico conjunto para compra de energia elétrica no mercado livre.

A entrega da energia contratada deverá ter início em 01 de janeiro de 2022 com término previsto para 31 de dezembro de 2040. O montante contratado de energia é de 27,2 MWm (Megawatts médios), sendo 6,5 MWm para a Creral, 7,5 MWm para a Cooperluz, 9,7 MWm para a Cermissões e 3,5 MWm para a Certhil.

O volume comercializado é de 238,2 mil MWh/ano, que resulta num preço médio de R$ 133,88 por MWh, em valores atuais o montante será de R$ 606 milhões distribuídos pelo período de 19 anos. O contrato prevê ainda ajustes futuros para atender o crescimento do mercado das cooperativas até o final da vigência do mesmo.

O leilão foi estruturado e conduzido pela empresa Alphainfra de Porto Alegre. A energia será fornecida pela Electra Comercializadora de Energia Ltda, com sede em Curitiba-PR, que ofertou o menor preço. Todo o processo do leilão será analisado e homologado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para, após entrar em vigor.

Para as direções, o leilão foi um marco, um momento histórico importante, pois a união das mesmas foi fundamental para alcançar um preço menor que o praticado no mercado, superando as expectativas, uma vez que já a partir do final de julho de 2021 será possível reduzir as tarifas para 61 mil associados de 92 municípios das regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul.