Saiba Mais

ANEEL aprova reajuste tarifário da Cooperluz e de mais 13 cooperativas

A COOPERLUZ em relação as cooperativas permissionárias do RS têm a 4ª menor tarifa – residencial e rural. Em relação a principal concessionária nossas tarifas estão em média 14% menores.

ANEEL aprova reajuste tarifário da Cooperluz e de  mais 13 cooperativas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (28/7), o reajuste tarifário de 14 cooperativas com aniversário em 30 de julho de 2020, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.

Ao calcular os índices de reajuste, conforme estabelecido no Contrato de Permissão, a Agência considera a variação de custos associados a prestação do serviço que a empresa teve no decorrer do período de referência. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide a inflação e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

No processo de reajuste da COOPERLUZ, os custos da atividade de distribuição denominados de Parcela B, compostos de custos de operação, manutenção e administração tiveram uma variação negativa de (-) 2,62%. A variação da Parcela A (custos não gerenciáveis) composta da compra de energia, uso do sistema de transmissão e encargos setoriais (CDE / TFSEE / PROINFA) a variação foi de 1,03%.

O efeito médio nas tarifas do grupo de Alta Tensão é de 0,99% e para o grupo B (Baixa Tensão) será de 6,26%. As tarifas residencial (B1) e a Comercial e outras atividades (B3) o reajuste será de 0,98%. A tarifa rural (B2) o efeito será de 8,95% em decorrência do Decreto nº 9642/2018 que determinou a retirada gradual dos descontos que a tarifa rural tem em relação a tarifa residencial. O efeito desta retirada na tarifa rural é de 6% ao ano e vai até 2023.  

A COOPERLUZ em relação as cooperativas permissionárias do RS têm a 4ª menor tarifa – residencial e rural. Em relação a principal concessionária nossas tarifas estão em média 14% menores.

A decisão da diretoria colegiada da ANEEL pela Resolução Homologatória nº 2735 de 28/07/2020 e as novas tarifas entrarão em vigor a partir 30 de julho de 2020 com vigência até 29 de julho de 2021.

As novas tarifas de fornecimento estão disponíveis para consulta no site da Cooperluz em informações ao cooperado: https://www.cooperluz.com.br/tarifas